quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A produção textual escrita em questão - o texto, a textualidade e como avaliá-la

Estou disponibilizando dois textos que tratam do texto e dos princípios que o constituem.

Dessas leituras, gostaríamos que os professores pudessem contribuir para a discussão sobre esse tema.

QUALQUER PROFESSOR PODE ACESSAR ESTE BLOG E ENVIAR SEU COMENTÁRIO A PARTIR DAS QUESTÕES ABAIXO. NÃO ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR (NOME, ESCOLA E E-MAIL). ESPERAMOS UMA INTERAÇÃO RICA E SIGNIFICATIVA.

Questões problematizadoras:
a. A partir do que é colocado pela autora de que “um texto é uma unidade de linguagem em uso, cumprindo uma função identificável num dado jogo de atuação sociocomunicativa” (p.3-4), em que medida o aluno reconhece sua organização lingüística como um texto?

 
b. Seguindo esse raciocínio, qual ou quais os motivos que o levam a reconhecer ou não reconhecer o que escreve como texto? Ele tem realmente essa consciência? Justifique.



c. Estabeleça uma relação entre os fatores de textualidade e a sua aula de produção de textos: como esses conceitos são abordados por você nas atividades que desenvolve junto aos alunos?


d. Qual seria uma possibilidade de atividade para trabalhar os fatores pragmáticos da textualidade?


e. Costa Val faz uma explanação sobre os requisitos, segundo Charolles, para análise da coesão e da coerência? O que a autora ressalta nessa explanação?


f. No que consiste a avaliação global sugerida pela autora?

ACESSE OS TEXTOS:
http://sites.google.com/site/linguaportuguesacapacitacoes/producaotextualsaresp

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